segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Carne Louca ou Escabeche


 Ingredientes
1.1/2 kg Lagarto
1 cebola
4 tomates semi verdes
1 pimentão amarelo (pequeno)
6 Azeitona roxas (bem carnudas)
Alho a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Vinagre de vinho branco
Salsinha e Cebolinha a gosto
Orégano a gosto
1 tablete caldo de carne (do seu gosto)
½  caixa polpa ou estrato de tomate
50 ml de óleo de soja

Modo de preparo
Limpe o lagarto tirando toda a gordura corte em cubos de 10 cm e reserve
Corte 1/3 da cebola em cubos pequenos e restante corte a Juliane (em fatias finas- reserve)
Corte os tomates em corte a Juliane (reserve)
Pique três a quatro dentes de alho bem pequeninos (resreve)
Pique a salsinha e cebolinha (reserve)
Pique a azeitona em pequenas tiras.
Dissolva o caldo de carne no óleo em uma panela de pressão adicione um pouco de sal a cebola picadinha e dois dentes do alho, frite tudo ate amolecer a cebola em seguida ponha os cubos da carne e as gorduras que sobraram e frites tudo (selando-as) faça furos ao longo da carne para que absorva o caldo, após adicione o estrato de tomate, o vinho, espere ate evaporar o álcool do vinho em seguida adicione 400 ml de água ou o suficiente para encobrir a carne na panela e deixe cozinha por aproximadamente 40 minutos ou ate que a carne fique bem molinha e macia...
Em uma vasilha ponha as cebolas cortadas,o tomate e o pimentão em água temperatura ambiente com sal e um punhado de açúcar e deixe marinando.

Preparando a carne fria
Após ter cozido a carne, tire-a do caldo e deixe esfriar, após desfie ao longo das fibras com um garfo ou com as mãos.
Em um recipiente de sua preferência, faça uma camada de carne desfiada, cebola, pimentão, azeitona, salsinha, cebolinha, orégano, sal, regue tudo com azeite e vinagre de forma moderada pra não ficar muito azedo, misture tudo de forma harmoniosa. Repita essa operação até acabar com todos os ingredientes.
Observação.
Experimente sempre todos os temperos quando estiverem sendo preparados pois assim antes de servi-los ter tempo de corrigi-los e não pagara mico....(fato) 

 http://tudogostoso.uol.com.br/receita/101932-carne-louca.html




 O escabeche era um modo rudimentar de conservar alimentos, como carnes, aves e peixes, especialmente para longas viagens, como as do descobrimento do Brasil por Portugal, por exemplo. A base do escabeche era o vinagre, que fazia um pré cozimento e conservava o alimento por meses sem deteriorar. Esse tipo de conservação deu origem à pratos na gastronomia, como por exemplo o Rosbife e o Carpaccio, todos crus, frios e à base do vinagre. No estado da Bahia - Brasil, o escabeche quente se tornou uma adaptação realizada pela culinária Afro-Baiana. Quando chegavam de Portugal as caravelas com as conservas em escabeche, as cozinheiras, que geralmente eram escravas, acrescentavam temperos frescos e cozimento à algumas destas conservas, como peixes por exemplo, além do leite de coco. Tornou-se então tradicional na culinária Baiana o escabeche. Os outros métodos que os Portugueses usavam para a conservação de alimentos durante as viagens até o Brasil eram a salga e a defumação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escabeche

Nenhum comentário:

Postar um comentário